Procedimentos

 

Toxina Botulínica

 
O nome comercial BOTOX® vem sendo popularmente utilizado para designar a aplicação de toxina botulínica tipo A pelos consultórios dermatológicos em nosso país. Na verdade, o termo BOTOX® trata-se do nome comercial da toxina botulínica A fornecida pela empresa Allergan®. Em nosso país dispomos de outras marcas de toxina botulínica tipo A como o DYSPORT®, XEOMIN® E PROSIGNE® cada uma com sua característica e peculiaridade especifica.
BOTOX® é a marca americana da toxina botulínica e foi a primeira a ser liberada para uso estético (em rugas de expressão), por isso é o mais conhecido.
Nos Estados Unidos, ela foi aprovada em 2002 pelo FDA (Food and Drug Administration) para o uso cosmético e em 2004 para hiperidrose e até hoje é a única marca de toxina botulínica tipo A aprovada para este fim naquele país.
No Brasil, a marca BOTOX® foi aprovada em 1992 para indicações terapêuticas e, em 2000, para o tratamento de rugas e hiperidrose axilar e palmar.
A toxina botulínica trata-se de uma substância produzida por uma bactéria conhecida como Clostidium Botulinum e esta toxina é composta por um complexo de proteinas (neurotoxina) estabilizada e transformada em um pó seco e introduzida dentro de um frasco estéril, lembrando que dentro do frasco existe apenas a toxina e não a bactéria.
 O Food and Drug Administratron em 1989 liberou o uso da toxina botulínica para tratamento de distúrbios oculares e musculares com os espamos. A partir da década de 90 iniciaram-se estudos sobre a ação da toxina botulínica no tratamento de rugas facias e foi observada sua grande utilidade para este fim.
Na atualidade reconhece-se que os paciente que apresentam melhor grau de benefício estético com o uso da toxina são aqueles que não apresentam flacidez cutânea (pacientes jovens) pois apresentam maior grau de elasticidade da pele. Em paciente que apresentam rugas e flacidez concomitante é necessária a associaçao de técnicas para otimização de resultados.
A Toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam. Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária (“pés de galinha”).
O tempo de duração do seu efeito na face é de aproximadamente 6 meses e para região axilar para hiperidrose é de 9 meses. Os efeitos da aplicação iniciam-se 48h após a aplicação não tendo resultados de imediato, com 7 dias ja se tem quase o efeito total  e com 15 dias temos o efeito pleno.
A aplicação da toxina botulínica normalmente não dói, mas em pessoas mais sensíveis pode haver um ligeiro incômodo. Se este for o seu caso avise o seu médico, ele poderá utilizar um anestésico tópico ou gelo para diminuir o incômodo.
Não existe limitação de idade para receber aplicação de BOTOX®, o bom senso é que determinará a conduta. Não existe uma época certa para começar a fazer, pode  iniciar mais cedo caso note que já estão aparecendo algumas rugas de expressão, ou em casos onde as rugas de expressão marcam muito a pele.
A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. Estes pontos são selecionados de acordo com as características de cada pessoa, assim como a dose necessária para se obter o efeito desejado deve ser determinada individualmente.
 
 
<< Voltar
 
Todos os direitos reservados.